Em um belo dia muito aleatoriamente DO NAAAADA resolvemos fazer uma trip daquelas do tipo bate e volta. Decidimos na noite anterior, e na manhã seguinte pegamos a estrada e seguimos pela BR-232 em direção à Bonito que fica a 140 km de Recife, muito conhecida por suas paisagens verdinhas e cachoeiras, também eleita em um concurso como uma das 7 maravilhas de Pernambuco. A cidade rodeada por quedas d’águas tem como principal atração o seu turismo ecológico, pois foi construída numa região de Mata Atlântica e por isso privilegiadas paisagens montanhosas e era justamente o que estávamos procurando.
Quando chegamos no centro de Bonito, sem nenhum lugar planejado para ficar, a primeira coisa que fizemos foi seguir em direção às cachoeiras! Nesse percurso fizemos uma breve parada no Véu da Noiva 1, uma das mais famosas e procuradas cachoeiras da região. Porém tivemos uma brochante notícia que no final foi até melhor! Estávamos sem dinheiro em espécie e no local de parada não aceitava cartão, pois não tinha sinal de telefone nem wi-fi. Sem grana nem para pagar o estacionamento decidimos procurar outro lugar. Além do mais, estava próximo da hora do almoço ficando inviável o pagamento para almoçarmos também no local.
Aí decidimos seguir viagem e na estrada tinham várias placas bem convidativas para o Bonito EcoParque, despertando o nosso interesse em conhecer o local e fomos em sua direção, a estrada é bastante sinuosa e requer um pouco mais de atenção, porém toda asfaltada, mas nada de outro mundo não, tá gente? Viagem super tranquila!
Durante o percurso tem algumas opções de pousadas e hotéis, mas como o Ecoparque chamou nossa atenção pelas placas, pois nelas ofereciam tudo aquilo que queríamos desfrutar naquele momento e seguimos!
Ficamos meio perdidos, pois na maior parte deste percurso não havia sinal de telefone o que nos impossibilitava de usar o GPS, a solução foi perguntar a um rapaz que passava em uma moto na estrada naquele momento, gentilmente ele nos levou diretinho para o ECOParque, pois por coincidência era o seu destino e enfim chegamos. Fomos muito bem recepcionados lá e logo procuramos saber o que o parque oferecia e como funcionava.
A Pousada Bonito EcoParque, fica a 18,5 KM do centro da cidade de Bonito, chega a atingir 900 metros acima do nível do mar, garantindo belas paisagens e oferecendo uma ótima estrutura. Ao chegar no local, os sons gostosos das águas correntes, aquele clima úmido e aquele cheirinho de mata nos indicavam que tínhamos chegado no lugar esperado. As instalações simples eram compatíveis, com valores cobrados e também por serem PET FRIENDLY, resolvemos ficar. Reservamos uma diária em um quarto, com wi-fi, climatizado e ducha elétrica, às margens do Rio Verdinho, um caminho lindo das águas com as rochas formando piscinas naturais, além das cachoeiras DENTRO do espaço do EcoParque.
Como fomos dia de semana, durante a pandemia, ficamos mais exclusivos na pousada, melhorando a qualidade da nossa estadia.
Nas margens do Rio Verdinho também dispõe dos serviços de camping, contendo toda estrutura necessária de banheiros, duchas, vestiários, e claro, segurança, privacidade e sossego. Também existem alguns quartos em containers que acomodam melhor em quantidade e qualidade, muito mais modernos, equipados e aconchegantes.
Os cachorros têm livre acesso a todas áreas comuns da pousada e podem andar livres leves e soltos, se dóceis. Apenas não sabemos dizer se é permitido os cachorros dentro da piscina artificial, não que as pessoas se incomodem, mas não me senti a vontade de deixá-lo entrar.
Fora tudo isso que já é demais, ainda tem toda a parte de atividades ligadas ao turismo ambiental, com esportes como rapel, escalada, arvorismo e a tirolesa. Além disso, tem passeios com guias pelas trilhas a pé ou de motos. (não fizemos nenhuma dessas coisas, pois nosso intuito era curtir a natureza de uma forma mais relaxada, sem muitas aventuras dessa vez).
Nossa dormida foi muito confortável, apesar de estar dentro da mata fechada, não sentimos muito insetos como pernilongos/muriçoca.
Por fim, tiramos muitas fotos, brincamos, nadamos, caímos nas pedras, respiramos um ar puro e sentimos de perto toda aquela aquela natureza incrível. Um lugar que com certeza pretendemos voltar.
Voltando para Recife resolvemos passar para conhecer o famoso Hotel Fazenda Pedra do Rodeadouro e para quem busca mais conforto nas instalações com estruturas de hotel, para um lugar menos rústico é o que indicamos, um lugar mais pomposo no estilo de Fazenda onde você pode andar a Cavalo, tem quadriciclo, trilhas e que também oferece muitas atividades, porém as cachoeiras e outras atividades são feitas em transfers e não no local. Também é uma opção PET FRIENDLY, com algumas limitações de ambientes. Eles também tem parceria com passeios de Balão!
E essa foi um pouco da nossa trip/experiência/aventura na cidade de Bonito – PE.
Gostou das dicas? Então compartilha com a galera!