Para quem não sabe, nosso Tornado não veio com Pedigree.
A Mãe do Tornado não tinha o registro e apesar do pai dele ter o pedigree o documento era inacessível. Logo quando peguei o Tornado, passava longe na minha cabeça dele ter um pedigree. Ele era meu pet, meu amigo, o cachorro que escolhi para compartilhar momentos inesquecíveis comigo. De fato, ele não precisava de um Pedigree. Mas inquieto como eu sou, resolvi registrar ele em meu nome, pensando também na possibilidade de me ajudar na autenticação do perfil dele no Instagram, em possíveis viagens de avião, em uma possível identificação por perda, roubo, extravio ou sei lá. Algo me dizia que seria válido para o futuro, ou até mesmo de repente caso eu queria comercializar seus filhotes mais pra frente (essa de fato é a última opção).

• Primeiros passos

Foi aí que entrei em contato com o Kennel Club do Estado de Pernambuco e pra minha supresa vi que o tramite e as burocracias para tal documento seriam muito simples de obter, bastando cumprir todas as exigência necessárias, é claro. Para se obter o RI (Registro Inicial) é necessário que o cão esteja nos padrões de pureza da raça, seja microchipado, tenha mais de 6 meses e fazer um agendamento para uma avaliação com árbitros da CBKC, que vão verificar se o seu animal está de acordo com o padrão da raça.

• Microchipagem

Após saber destas informações, com o Kennel Club PE, o primeiro passo seria microchipar o Tornado. Pois ele também não possuía o microchip. Entrei em contato com uma amiga Veterinária, Dra. Fernanda Luna que prontamente se colocou a disposição e em poucas semanas implantou o microchip no Torzinho. O microchip é como se fosse um RG do cachorro, dentro dele carrega dados feita por um leitor especifico, os dados lidos é uma sequência numérica (tipo de um código de barras), essa sequência numérica é inserida em um banco de registros, muito parecido com o sistema de documentação de registro de uma pessoa.
Atualmente existem dois tipos de chips. O Microchip e o Nanochip. Ambos muiiiito pequenos, do tamanho de um gãozinho de arroz. Ele é implantado no dorso do animal. Que pode ser cachorro, um gato, um ferret, um macaco, entre outros.

Para implantar no seu animal, procure o seu veterinário de confiança ou entre em contato com a CBKC em parceria com a Animalltag que é a base de dados internacional gratuita.

A base de dados internacional é www.animalltag.net onde fiz o registro da numeração do microchip do Tornado. Super simples e fácil. Um dia que eu precisar basta fazer a leitura do chip no corpo do Tornado com o Scanner que irá exibir a numeração. Dentro do site animaltag.net poderei consultar o registro. Que aparecerá essa imagem abaixo, com todas as nossas informações.


Na imagem abaixo o microchip que usamos no Tornado, junto com a agulha aplicadora e os adesivos com os códigos.


Na imagem abaixo você pode ver o leitor/scanner de microchip. Com ele em mãos, passando próximo do chip, que fica implantado normalmente no dorso do animal, ele apresenta a sequência numérica única do registro.

pedigree registra a árvore genealógica do seu filhote. Ou seja, é um papel que diz quem são os pais, os avós e os bisavôs do cachorro, além de indicar os títulos conquistados por estes parentes em campeonatos de padrão da raça e beleza. Garante também a raça pura do animal.
O pedigree é também o único documento que atesta quem é o proprietário do peludo. Ele tem uma grande importância no estudo da cinofilia levando a pureza da raça e retirando mazelas genéticas.

• Pedigree / Registro Inicial

O Registro Inicial é o primeiro pedigree que vai dar origem aos próximos filhotes. Sendo assim, se o Tornadinho resolver futuramente ser pai de lindos filhotinhos, eles receberão o documento Pedigree da CBKC.


Vale lembrar que existem outros órgãos que registrão a cinofilia dos cães. A Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) é a maior entidade da cinofilia nacional. É a única instituição brasileira federada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), maior comunidade canina Mundial. A CBKC também possui convênios com os Clubes AKC (EUA), CKC (Canadá), The Kennel Club (Inglaterra) e ANKC (Austrália).

MUITO IMPORTANTE SABER:
Da importância dos criadores responsáveis e sério que lutam pela qualidade genética e valorizam a raça. Quando você compra um cachorro em um canil de um criador sério, você esta ajudando a não extinguir uma raça. Os criadores lutam anos pela saúde genética dos cães, então o Registro Inicial tem que ser levado muito à sério.

 

A ACIPE é um grupo de amantes da Cinofilia aqui de Pernambuco.
Juntos pelo direito de criar cães de forma ética e profissional e preservação da Cinofilia Brasileira!
https://www.instagram.com/acipedogs


Gostou desse matéria? Compartilha com seus amigos!

Cupom Petz é TORNADO10 para 10% de Desconto

Deixar um comentário